segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Náutico supera o Criciúma e é o novo vice-líder da Série B

A campanha do Náutico é cada vez mais sólida nesta Série B. Mesmo com dificuldade, os alvirrubros superaram a forte marcação, o jogo de força física e as inúmeras faltas do Criciúma e venceram por 2 a 0, na tarde deste sábado, nos Aflitos, e chegaram à vice-liderança pela primeira vez na competição. Com 41 pontos conquistados, a equipe deixa a Ponte Preta para trás, com 40, e fica a apenas dois do primeiro colocado, a Portuguesa. Já o Criciúma viu a distância para o G-4 aumentar de três para seis pontos.

Em excelente forma, o atacante Kieza colocou o Timbu na frente aos 43 minutos do primeiro tempo, de cabeça, assumindo, assim, a artilharia da Série B, com 13 gols, ao lado de Ricardo de Jesus, da Ponte Preta. O lateral-direito Peter, que fez o cruzamento para o gol do atacante, marcou o segundo aos 25 da segunda etapa, em um momento em que o adversário pressionava. O Criciúma só descontou aos 52 minutos, com o zagueiro Rogélio. O acréscimo de 8 minuto se deveu a paralisação da partida quando Schwenck, do Criciúma, e Ronaldo Alves, do Náutico, caíram desacordados após chocarem suas cabeças.


Agora na condição de melhor mandante da Série B, com oito vitórias e três empates, o Timbu enfrentará fora de casa o ascendente Bragantino, que subiu para a sexta colocação da Série B ao vencer o São Caetano fora neste sábado. Para o duelo, poderá voltar a contar com seu principal meia, Eduardo Ramos, que, lesionado, fez falta ao time hoje. Já o Criciúma recebe o Vila Nova em busca de reabilitação, para não ficar longe demais do G-4.

O JOGO

A pegada firme foi a principal característica do jogo, desde os primeiros minutos. Os dois times mostravam muita disposição na marcação e dividiam cada bola com bastante força. O árbitro Wagner Reway (MT) não coibia as entradas mais ríspidas e, por isso, atrapalhou a fluência do jogo.


Sem o principal armador, Eduardo Ramos, lesionado, o Náutico tinha Élton em seu lugar, no papel de ligação do meio de campo ao ataque. Mal posicionado no início, entre os zagueiros do Tigre, Élton apareceu bem quando voltou para buscar jogo. Aos 16 minutos, ele fez ótimo lançamento para Rogério, na área. O atacante poderia ter tocado para Derley, que estava livre no segundo poste, mas preferiu o chute e mandou para fora.


O jogo seguiu truncado. Muito contato físico. O Náutico ia tendo uma falta atrás da outra para cobrar perto da área do adversário

Aos 30 minutos, Élton se contundiu e deu lugar ao meia Douglas, prata da casa.

Muito preocupado em parar o Náutico, o Criciúma também tentava atacar, mas sem efetividade. Apenas aos 37 minutos o time levou perigo. Cruzamento no segundo pau, Schwenck cabeceou para o meio e Rogélio desviou com a perna. A bola passou por cima.


Já nos dez minutos finais, o Timbu passou a pressionar mais. Elicarlos, em boa jogada, desceu até a ponta esquerda, e fez um bom cruzamento para Rogério, que cabeceou no canto esquerdo, para a defesa de Andrey, aos 39. O time teve alguns cruzamentos de escanteios ou faltas, e Andrey parou um bom cabeceio de Ronaldo Alves, aos 41.


Mas aos 43, quando a bola veio na direção de Kieza, o goleiro do Criciúma não pôde evitar. O artilheiro timbu desviou cruzamento de Peter e mandou a bola para as redes.

SEGUNDO TEMPO

O Náutico começou o segundo tempo como terminou o primeiro. Em cima do adversário. Kieza aparecia ainda mais e chegava com perigo próximo à área do Criciúma, sendo parado com faltas aos 4 e aos 6 minutos. Mas foi num escanteio que o time levou perigo. Marlon deu um peixinho e cabeceou por cima.


Aos poucos, o Tigre catarinense foi passando a ter uma postura bastante ofensiva. Mas então um incidente paralisou a partida por alguns minutos. O zagueiro alvirrubro Ronaldo Alves e o atacante Schwenck, da equipe catarinense, bateram cabeça literalmente e caíram desacordados, aos 14 minutos. A ambulância entrou em campo, e eles foram atendidos. Ambos foram substituídos, mas não tiveram nada mais sério. Pouco mais de quatro minutos depois, o jogo retornou -- para a sua sequência mais emocionante.


O Criciúma partiu com tudo para o ataque. Em bom ataque, com muitos jogadores, Thiago Silvy desviou um cruzamento e acertou a trave direita do goleiro Gideão, quase empatando, aos 19'. Com o espaço aberto, o Náutico também optou pelo ataque. Kieza fez excelente jogada individual após receber uma bola que Derley roubou. Foi driblando até a área do Criciúma, mas na finalização não mandou bem.


Aos 22, Fábio Santana quase empatou, chutando forte uma bola por cima do travessão, após cruzamento. Sentindo o perigo, o técnico Waldemar Lemos decidiu tirar o meia Douglas e pôr o volante Lennon, para dar mais sustentação à defesa alvirrubra.


O lá e cá só acabou aos 25 minutos, quando Peter começou e iniciou e concluiu em gol um contra-ataque pela direita. Ele havia feito um bom lançamento para Aírton na esquerda e correu para a área para receber a devolução do passe. Chutou e ainda viu o goleiro tocar na bola antes dela entrar. 2 a 0.


O jogo então perdeu um pouco daquela movimentação. O Criciúma tentava, mas o Timbu se defendia muito bem. E viria a ter chances de ampliar já nos longos 8 minutos de acréscimos.


Aos 50, Kieza recebeu na ponta direita, deu um drible da vaca num defensor e se complicou para finalizar porque ficou sem ângulo. A zaga salvou. Em seguida, Derley ganhou no meio de campo, teve espaço para atacar, foi até perto da área, cortou um zagueiro e chutou colocado, por cima do gol.
Quem acabou marcando, já no penúltimo minuto, foi Rogélio, zagueiro do Criciúma, de cabeça, após cobrança de falta. Mas já não havia mais tempo de desfazer a vitória alvirrubra.
FICHA DO JOGO
Náutico 2 x 1 Criciúma

Náutico: Gideão; Peter, Marlon, Ronaldo (Diego Bispo) e Airton; Evérton, Derley, Elicarlos, Elton (Douglas) (Lennon); Kieza e Rogério. Técnico: Waldemar Lemos.


Criciúma: Andrey; Fábio Santana, Rogélio, Anderson Conceição e Pirão; Henik (André Gava), Baraka (Ramalho), Jackson e Breitner; Tiago Silvy e Schwenck (Marcel). Técnico: Mauro Fernandes.


Local: Aflitos. Árbitro: Wagner Reway (MT). Assistentes: Lincoln Taques e Joadir Pimenta (MT). Gols: Kieza, aos 43 minutos do 1º tempo; Peter aos 25 e Rogélio aos 51 do 2º. Cartões amarelos: Marlon e Peter (N); Jackson e Anderson Conceição (C). Público: 16.321. Renda: 137.670,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário