segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Em Pernambuco, vestibulares de 15 cursos são suspensos pelo MEC.



Dos 270 cursos com vestibulares suspensos pelo Ministério da Educação este ano, 15 são de faculdades em Pernambuco. Na Região Metropolitana do Recife, 13 graduações foram avaliadas com conceito insatisfatório pelo MEC e não farão mais seleções de vestibular em 2013. Os dados são resultado do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de 2012, divulgado na última segunda-feira (2). A lista de cursos penalizados, entretanto, foi publicada nesta sexta (6) no Diário Oficial da União.


Entre os cursos suspensos, estão as graduações de administração da Faculdade de Ciências Humanas Esuda, direito da Faculdade Salesiana do Nordeste, administração da Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), publicidade e propaganda da Escola Superior De Marketing e ciências contábeis da Faculdade Santa Helena.

De acordo com o MEC, os 152 cursos com vestibulares suspensos devem apresentar um protocolo de compromisso para ter direito à reabertura do processo seletivo das graduações punidas. O MEC fará uma avaliação presencial após a entrega do protocolo. Os cursos com tendências negativas deverão executar o protocolo de compromisso durante o ano para que a abertura de novas vagas seja reavaliada.

O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) é composto por três índices que, juntos, avaliam os cursos em uma escala de 1 a 5. Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) correspondem a 55% da nota, que são somadas a análises de infraestrutura e instalações (15%), além dos recursos didático-pedagógicos e do corpo docente. Eles correspondem aos 30% restantes da composição da nota.

Os cursos que obtiveram conceitos 1 ou 2 estão sujeitos a medidas administrativas. Uma delas é a suspensão de novas vagas no próximo vestibular da faculdade. Este ano, foram avaliados 8.184 cursos de 1.762 instituições de ensino superior. Em 2009, 27% dos cursos avaliados obtiveram conceitos 1 ou 2. Segundo os dados, em 2012, a porcentagem caiu para 12%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário