quinta-feira, 5 de abril de 2012

Presidente da CBF visita Arena PE e garante estado nas Confederações




O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, José Maria Marin, visitou, nesta quarta-feira (04), as obras da Arena Pernambuco, localizada em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Marin confirmou que o estádio tem condições de ficar pronto até fevereiro de 2013, três meses antes do início da Copa das Confederações.
Semana passada, o presidente ouviu críticas sobre o andamento das obras em Pernambuco, durante uma reunião da Federal Internacional de Futebol (Fifa), em Zurique, na Suíça. Nesta manhã, Marin foi conhecer a Arena pela primeira vez desde que assumiu a presidência da CBF, há menos de um mês. Fez um sobrevoo no local, depois recebeu explicações sobre o projeto e foi in loco conferir o bate-estacas.
Depois, Marin participou de uma coletiva de impresa na sede do governo estadual, no Recife. "A preocupação que eu saí de lá [Zurique] se transformou em tranquilidade depois de tudo que eu vi e ouvi aqui. Não tenho dúvidas que Pernambuco tem condições de receber a Copa das Confederações", disse.
Segundo relatório do Ministério do Esporte, divulgado na terça-feira (03), a Arena Pernambuco "superou, em março, 32% das obras concluídas". Até junho deste ano, quando a Fifa decidirá quais estádios receberão a disputa, o serviço deve estar 49% concluído.
O governador Eduardo Campos informou que precisou entrar em acordo com a empreteira responsável pelo empreendimento para antecipar a entrega do estádio. Pelo contrato, a primeira data seria dezembro de 2013. Depois, os prazos foram antecipados para julho, abril e, agora, fevereiro de 2013.
Ricardo Leitão, José Maria Marin e Eduardo Campos (Foto: Luna Markman / G1)Ricardo Leitão, José Maria Marin e Eduardo
Campos, no Recife (Foto: Luna Markman / G1)
"Nós nos candidatamos para a Copa das Confederações e tivemos que chamar a empresa privada responsável pela obra para que ela pudesse antecipar o prazo em dez meses, o que a empresa garantiu que conseguirá e fez um novo cronograma, que a própria CBF e o COL estão tomando conhecimento hoje, e a Fifa vai ver no dia 27 [de abril]", explicou. Segundo Campos, uma equipe técnica do COL visitará a Arena Pernambuco no dia 27 deste mês.
Bebida nos estádios
Na terça-feira (03), o secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, informou que, durante as partidas de futebol que Pernambuco irá receber pela Copa do Mundo 2014, o consumo de bebidas alcóolicas deve ser liberado dentro dos estádios, caso essa decisão fique por conta de cada cidade-sede. Uma lei estadual proíbe este tipo de prática, atualmente.
A Lei Geral da Copa, que determinará como será a conduta brasileira em relação ao assunto, ainda será votada no Senado. O plenário da Câmara dos Deputados votou a norma, no último dia 28 de março, porém, repassou o julgamento da matéria para o Senado. José Maria Marin não quis comentar sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário