terça-feira, 27 de março de 2012

Receita Federal contabiliza 4,5 milhões de declarações recebidas


Até a tarde desta segunda-feira (26), a Receita Federal já havia recebido 4.524.827 declarações do Imposto de Renda 2012, referente ao exercício em 2011. 

Segundo a Receita, a cada hora, quase 19 mil contribuintes prestam contas ao Leão. Até o dia 30 de abril, é esperado que 25 milhões de declarações tenham sido contabilizadas. 

Devem declarar o imposto todos os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 em 2011. Quem perder o prazo terá de pagar uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.  Quanto mais cedo o contribuinte declarar o imposto, mais rápida é a restituição. O primeiro lote está agendado para o dia 15 de junho. 


Os rendimentos podem ser declarados pelo sitewww.receita.fazenda.gov.br ou em disquete, a ser entregue nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

O programa gerador do documento está disponível na página da Receita Federal na internet. O contribuinte deve baixar ainda o Receitanet, aplicativo responsável pela transmissão dos dados, disponível no mesmo endereço.

Para facilitar o preenchimento, a Receita atualizou a página especial com o tutorial que simula o desenho de uma linha de metrô, em que cada estação representa uma etapa a ser cumprida até a entrega da declaração. Para encontrá-la, o contribuinte deve acessar o site da Receita na internet.

O órgão também liberou um manual para o contribuinte e para os seus funcionários com perguntas e respostas sobre o preenchimento da declaração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário